A inscrição dos minicursos serão feitas no credenciamento. Os minicursos de 1 a 6 serão das 8 às 10h e os de 7 a 12 serão das 14 às 16h nos dias 06 e 07 de novembro.
Minicursos XIV SEMAT
Minicursos XIV SEMAT
MC 01 - RECONHECIMENTO
DE CÔNICAS A
PARTIR DE AUTOVALORES E INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DOS NOVOS SISTEMAS DE
COORDENADAS COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Prof. Fabíola Pedreira (UEFS), Jean Paul Borges
(UEFS), Indiara Queiroz (UEFS)
Neste minicurso iremos a
partir da equação geral de uma cônica, obter algebricamente, a sua forma
reduzida observando as translações e rotações ocorridas. Para isso, utilizaremos a técnica de
completamento de quadrados e o cálculo dos autovalores e autovetores de uma
matriz. Para
a visualização das cônicas utilizaremos o programa Geogebra, para que de
maneira simples e proveitosa, possamos interpretar a mudança no sistema de
coordenadas. Vale
ressaltar que nós, não estamos preocupados em definir as cônicas, como por
exemplo, circunferências, elipses, hipérboles e parábolas e
sim identificar as mesmas, usando os conceitos básicos de como encontrar
os autovalores e autovetores, associados a uma determinada matriz.
MC
02 - DESTRINCHANDO
AS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Vanderlei Lopes de Jesus (UEFS)
A
proposta deste minicurso é mostrar qualitativamente o processo de construção
das relações trigonométricas mais conhecidas e utilizadas da trigonometria,
para isso utilizaremos o triângulo retângulo e o circulo trigonométrico,
construindo as deduções das relações na lousa e debatendo com os ouvintes as
relações e regularidades existentes entre as funções seno, cosseno, tangente e
as funções derivadas. Deduziremos as principais relações, serão propostos
exercícios e distribuiremos uma cartela com as relações trigonométricas que
iremos deduzir. A trigonometria é uma ferramenta poderosa de grande relevância
no campo matemático e por isso uma intervenção que possibilite o entendimento real
de suas relações fugindo da mera decoração de fórmulas é possível e necessário.
Para tanto desenvolveremos um minicurso participativo e construtivo no intuito
de contribuir no aprendizado dos alunos em relação à trigonometria, atentando
para a necessidade do domínio desse conteúdo exigido pelos componentes
curriculares do curso de Licenciatura em Matemática.
MC 03 - A MATEMÁTICA DO TEXAS HOLD’EM
Prof. Darlan Oliveira (UEFS)
Entre as diversas modalidades de Jogos
de Poker existentes a modalidade No Limit Texas Hold’Em teve grande crescimento nos últimos
dez anos no que diz respeito ao número de praticantes e a visibilidade do jogo
entre os meios de comunicação. Tal fato se deve ao caráter multidisciplinar do
jogo que atrai praticantes e pesquisadores da Matemática e das mais diversas
áreas, tais como Psicologia, Economia, Administração, Segurança, Física e etc. Ao contrário do
que muitos pensavam, estudos feitos em grandes Universidades Norte Americanas
revelaram o caráter hábil que há por trás do entendimento do No Limit Texas Hold’Em o
que o destinguia dos jogos de azar. Nesse sentido começaram a surgir
publicações de artigos das mais variadas áreas do conhecimento, em particular
da Matemática, que relatavam as habilidades do poker segundo seus entendimentos.
Neste minicurso estaremos evidenciando o caráter matemático do No Limit Texas Hold’Em sobre
o ponto de vista das probabilidades e tomadas de decisões baseadas em
raciocínio lógico matemático as quais, a longo prazo, contribuiriam para o sucesso
no Jogo.
MC
04 - ALGUNS MATERIAIS MANIPULADOS PARA AS
AULAS DE MATEMÁTICA
Mateus Souza de Oliveira (UESC), Marcelo
Lino (UESC), Eridiana Souza Silva (UESB)
O
atual processo educativo, em particular no ensino de Matemática, aos poucos vem
alcançando algum avanço. Muitas discussões têm ocorrido na Educação Matemática,
e vêm propiciando modificações no ensino de Matemática, pois, fomenta entre os
educadores dessa área o desejo da pesquisa, o de aprender e desenvolver diferentes
formas de ensinar. Por isso, o educador precisa sempre usar a sua criatividade além
do seu conhecimento. Sabemos que os discentes possuem um infinito potencial, que
poderá ser desperdiçado se os educadores não souberem oferecer a elas as condições
de desenvolvê-lo com eficácia. Assim, neste minicurso, pretende-se propor discussões
a cerca de alguns conteúdos com a utilização de matérias manipulados.
MC 05 - CARDINALIDADE:
SOBRE INFINITOS GRANDES E PEQUENOS
Prof. Kisnney de Almeida (UEFS)
Todos sabemos determinar se dois conjuntos finitos tem mais, menos ou a mesma quantidade de elementos. E no caso de conjuntos infinitos? Todos os conjuntos infinitos têm a mesma quantidade de elementos? Ou será que existem alguns infinitos maiores do que outros? Abordaremos essa questão nesse minicurso, que não tem nenhum pré-requisito além de mente aberta, muita atenção e um pouco de lógica e teoria dos conjuntos. Ao final do curso, espero que todos estejam convencidos de pelo menos dois fatos: existem mais números reais do que números racionais e a quantidade de números racionais e naturais é exatamente a mesma.
MC 06 - EXTRAINDO DO COTIDIANO CONCEITOS GEOMÉTRICOS
Prof. Jany Goulart (UEFS), Andrea de Jesus (UEFS), Marcleide
Mendes (UEFS)
Este
trabalho visa contextualizar a geometria ensinada no nível fundamental servindo
como aporte para despertar nos alunos deste nível o interesse por observar em
seu entorno as representações geométricas. Basta olharmos à nossa volta para
percebermos a infinidade de coisas que têm formas geométricas. Consideramos que
ao interligarmos elementos do dia a dia e a geometria, estaremos construindo
elos que possibilitará que o aluno elabore conexões mentais que servirá como
caminho para uma aprendizagem significativa. Convidamos os participantes deste
mini curso a observar ao seu redor e extrair as formas geométricas, como por
exemplo, as embalagens que rotineiramente temos contato ou as formas
arquitetônicas que se desenham nas construções até mesmo na própria sala de
aula. A música “Aquarela” de autoria de Toquinho e Vinicius de Moraes sinaliza
o que iremos desenvolver neste mini curso, pois: [...] “E com cinco ou seis
retas é fácil fazer um castelo”. [...] “Vai voando, contornando a imensa curva
norte sul”. [...] “Giro um simples compasso e num círculo eu faço o
mundo”.Destacamos também que os parâmetros curriculares nacionais do ensino
fundamental ressaltam a importância do ensino contextualizado da geometria,
assim como inúmeros estudos em Educação Matemática e questões da Prova Brasil
abordam o assunto como um aspecto interdisciplinar. Assim, a geometria
constitui parte importante do currículo,
pois
a partir dela o aluno desenvolve o pensamento espacial, descrevendo a sua
própria ocupação e movimentação no espaço, permitindo que o mesmo descreva e
represente o mundo em que vive.
MC 07 - NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O LATEX
Fellipe Cerqueira Fernandes (UEFS), Juliany
Santana dos Santos (UEFS)
O
LaTeX é um sistema de editoração de texto derivado do TeX que facilita a
criação de estruturas tais como capítulos, seções, fórmulas matemáticas,
teoremas, entre outros. Com o LaTeX é possível converter textos para os
formatos .pdf, .dvi e .ps, nele podemos utilizar vários editores de texto como
TeXnicCenter, Winshell, LEd e WinEdt. Os quais, juntamente com o programa
MiKTeX, serão responsáveis pela compilação do texto final. A importância deste
minicurso é possibilitar aos usuários principiantes o uso correto desse
software e facilitar na digitação de trabalhos acadêmicos no LaTeX. Neste
minicurso o ouvinte irá entender esse sistema e terá capacidade de usar
comandos básicos para criar e editar textos utilizando o sistema LaTeX.
MC 08 - CÁLCULO DE VARIAÇÃO: UMA ABORDAGEM
CLÁSSICA
Apesar de no nosso ensino de graduação não termos
disciplinas específicas para tratar de problemas de otimização, as ferramentas
estão aí, entre elas temos O Cálculo de Variações, esta elegante e eficiente
ferramenta nos capacita a resolver problemas de minimização envolvendo
integrais (que chamaremos funcionais). Nosso objetivo é descrever os principais
problemas de forma clássica, construindo os elementos básicos para solucionar
alguns problemas clássicos. Como resultados principais desejamos obter as
equações de Euler-Lagrange em uma e duas dimensões. Problemas clássicos que são
resolvidos por esta abordagem, são: I) O da Brachistócrona; II) O problema Iso-Perimétrico;
III) O Problema das Geodésicas.
MC 09 - CONGRUÊNCIA MODULAR E ALGUMAS APLICAÇÕES
Francisleide Da Silva Pires (UESB), Iago Barros Dos
Anjos (UESB)
Este minicurso pretende apresentar a definição de congruência
modular, além de demonstrar as propriedades referentes a este conceito.
Deseja-se que os participantes compreendam algumas aplicações de congruência no
cotidiano, tornando assim o estudo desse conteúdo algo interessante e não
apenas teórico. Serão dados exemplos que podem ser aplicados nas aulas de
matemática no Ensino Fundamental e Médio. Ao longo do minicurso planeja-se que
o participante comece a analisar a importância da aplicação, visando uma
aprendizagem significativa, dessa maneira o entendimento de determinados
conteúdos torna-se mais prático.
MC 10 - CONSTRUINDO GRÁFICOS A
PARTIR DE RECURSOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL
Emerson Gordiano de Almeida (UEFS)
Este
trabalho tem o intuito de apresentar um roteiro de procedimentos baseados em
conhecimentos adquiridos num curso de cálculo diferencial que permita fazer um
esboço do gráfico de uma função de maneira mais simples e confiável do que a
atribuição de valores. Faremos uma retomada dos principais tópicos teóricos de
um primeiro curso de cálculo, relevantes ao objetivo final do trabalho assim
trataremos dos conceitos de função, limite e derivada direcionados para o
objetivo final, em seguida enunciaremos o Teorema do Valor Médio (TVM) e
discutiremos detalhes do comportamento de uma função como consequência do TVM.
A seguir trataremos da definição de concavidade e ponto de inflexão a luz do estudo
de sinais da segunda derivada. Feito tudo isso apresentaremos o roteiro e
faremos alguns exercícios que ponham as técnicas aprendidas em prática e vamos
comparar os resultados com o software Geogebra. Ao longo de todo trabalho
pretendemos manter a abordagem dinâmica intercalando a construção da teoria com
exemplos e exercícios que a ilustrem e participativa proporcionando aos
ouvintes a possibilidade de intervir e enriquecer a discussão.
MC 11 - RELAÇÕES
MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Prof. Olga Maria Claro (UEFS), Alex Almeida de Souza (UEFS)
O
triângulo é a figura mais simples dentre os polígonos, tem sido muito utilizado
desde a época dos antigos babilônios até hoje. O triângulo é o polígono das
exceções, pois todo triângulo equilátero é equiângulo, todo triângulo equiângulo
é equilátero, possui uma rigidez geométrica que os demais polígonos não têm, é
inscritível numa circunferência e para que sejam semelhantes bastas que tenham
os lados respectivamente proporcionais. A oficina em questão tratada apresenta
a construção das relações métricas no Triângulo Retângulo. Em um primeiro
momento, os cursistas em grupo construirão três triângulos semelhantes a partir
de dobradura em papel A4 e a partir destas figuras estabelecerão relações
métricas entre seus lados. Num segundo momento, será trabalhado o
estudo comparativo entre duas
dessas relações e assim destacado o Teorema de Pitágoras. Por fim, a relação
Pitagórica será abordada através de construções geométricas passo a passo com
demonstrações pelo estudo de área, por similaridade e dissecação. Concluindo,
será montado um painel artístico com
quatro demonstrações de Pitágoras construídas nessa oficina.
MC 12 - Problemas de Combinatória na OBMEP, OBM e PROFMAT
José Fábio de Araujo Lima (PROFMAT-UEFS)
A
Análise Combinatória ou simplesmente Combinatória surgiu da necessidade de
calcular o
número de
possibilidades nos jogos de azar. São conceitos que permitem a contagem de
certos tipos de subconjuntos de um conjunto finito sem a necessidade de
enumerar seus elementos. Suas aplicações vão da Teoria dos Jogos,
Probabilidade, Estatística até Computação Teórica. Neste minicurso vamos desenvolver,
através dos problemas, técnicas elementares de calcular configurações que
correspondem a uma situação combinatória destacando o Princípio Fundamental da
Contagem.
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